segunda-feira, 13 de julho de 2009

Problema na interface grafica do OpenSolaris depois do login ( GNOME / Compiz )

PROBLEMA: Ontem o opensolaris entrou no modo de espera (ou hibernou?) pela primeira vez, pois deixei ele ligado um bom tempo. Quando voltei a mexer no pc, o sistema não "levantou", mesmo mexendo no mouse ou teclando o que fosse no teclado. Desliguei no botão do gabinete. Quando liguei, carregou tudo perfeitamente, mas após carregar tudo e exibir a área de trabalho, qualquer coisa que fosse atualizada graficamente, ficava com os gráficos quebrados e ilegíveis. Entrei na sessão de failsafe Gnome, mas o erro persistiu.

--- um dia depois ---

COMENTARIO: Uhuu! Finalmente consegui resolver esse problema! :D

ERRO: Consegui capturar a tela ao dar o erro na inicializacao, esta em http://img189.imageshack.us/img189/6122/crasha.png

SOLUCAO: Deletei os arquivos de configuracao de interface grafica (Gnome e compiz) da pasta home.

TROUBLESHOOTING: (pode ser util, por isso recomendo ler as tentativas e erros que eu fiz ateh encontrar o problema)
SHOOT #1 - Entrei no modo failsafe GNOME. Nao resolveu, entao o problema nao estava no GNOME, pensei ateh no compiz, mas deixei para mexer no compiz depois.
SHOOT #2 - Encontrei esse shoot no OpenSolaris Bible. Verifiquei o erro no arquivo .xsession-erros (no diretorio home). Esse arquivo captura o fluxo padrao de erro de todos programas iniciados pelo gerenciador de sessao do GNOME, entao a causa desse erro de iniciar o desktop GNOME eh provavel ser encontrada aqui. Estava escrito no arquivo:
/etc/X11/gdm/Xsession: Beginning session setup...
Could not set destroy to IM
Porem, nada me ajudou. O que eh IM? Nem o google tem essa mensagem de erro indexada. Nao resolveu, ou melhor, nao ajudou a resolver.
SHOOT #3 - Encontrei esse shoot no Manual A La Miguelao dos Desesperados. Deletei os arquivos e pastas que referenciavam o gnome e o compiz dentro do /home. Funcionou! Ok, acho que nao precisava deletar os arquivos do GNOME pois eu ja tinha entrado em failsafe GNOME e nada resolveu, entao acho que basta apenas deletar os arquivos de configuracao do Compiz.

Tentei detalhar ao maximo para logar esse problema, caso alguem precise um dia.

Um comentário:

Vinicius disse...

Voce encontrou esse problema somente quando o sistema hibernava, ou travava q qualquer momento?
Estou com problemas (acho q eh no GNOME) que a maquina trava e nao responde mouse, teclado, tudo....